anatomia
DEFINIÇÃO: A artrite é uma inflamação momentânea ou permanente de uma articulação qualquer. É uma patologia muito frequente em pessoas idosas. Sua frequência aumenta paralelamente à idade dos pacientes. Ela afeta as atividades da vida cotidiana podendo diminuir seriamente a autonomia e, por conseguinte, a qualidade de vida.
O principal local acometido pela artrite reumatóide é o tecido sinovial, uma fina membrana que forra e ajuda a lubrificar as articulações.
Quando a membrana sinovial fica inflamada (sinovite), produz substâncias químicas que têm a propriedade de destruir a cartilagem da articulação (erosões) e o osso ao redor, formando cistos logo abaixo da cartilagem (cistos ósseos subcondrais).
SINTOMAS:
Sintomas Gerais
O início da artrite reumatóide é geralmente gradual, insidioso (ou por vezes, agudamente), se manifestando por febre, fadiga, perda do apetite e fraqueza.
Quadro Clínico – Articulações
Rigidez articular: rigidez matinal com duração superior à uma hora, dores musculares difusas. Rigidez pode aparecer também após períodos de inatividade.
Dor: se deve pelo aumento da pressão intra-articular pela presença de líquido inflamatório dentro da articulação. Eventualmente a dor articular se acompanha de edema e calor.
Limitação de movimentos: pode ser um dos primeiros sinais da doença. Ocorre por dor, edema, derrame articular ou fibrose dos tendões e músculos.
Deformidade: a destruição articular pode ser avaliada pelo exame físico e pelos métodos de imagem. Vários tipos de deformidades podem ocorrer principalmente nas mãos.
FATORES:
A verdadeira etiologia da artrite permanece desconhecida e vários fatores podem contribuir para o seu desencadeamento:
Fatores genéticos
- A hereditariedade ou um gene adquirido dos pais pode ser um fator determinante para o desenvolvimento da artrite reumatóide. É estimado que parentes de primeiro grau de um paciente portador desta afecção