Anatomia
1114511
ANATOMIA HUMANA GERAL
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina, Anatomia Humana Geral, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Edson Donizette.
CURITIBA
2014
O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia Humana Geral?
A posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos localizar e descrever as estruturas anatômicas.
A posição anatômica do corpo humano é descrita em um indivíduo adulto em posição ortostática (ereta), com os membros superiores pendendo naturalmente de cada lado, encostados ao tronco, os olhos fixos olhando para o horizonte, com a face, as palmas das mãos e a pontas dos dedos do pé dirigidos para frente.
A partir da posição anatômica, o estudo da anatomia utiliza os planos de delimitação e de secção e os eixos anatômicos, em que os movimentos do corpo humano acontecem.
Quais são os termos de relação presentes nos principais planos de secção?
Os planos de secção do corpo humano são longitudinais e transversais, podendo ser divididos em 4 maneiras:
Plano mediano: Divide um corpo em duas metades iguais (direita e esquerda).
Plano sagital: Passa paralelamente ao plano mediano. O eixo que compõe essa delimitação é um eixo lateral ou transversal, que passa de um lado para o outro lado, e caracteriza os movimentos articulares. Os principais movimentos das articulações caracterizados por esse plano são os movimentos de flexão e extensão.
Plano coronal ou frontal: Divide o corpo nas partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). Passa paralelamente aos planos ventral e dorsal. O eixo que compõe essa delimitação é um eixo anteroposterior ou sagital, que passa da porção anterior até a porção posterior, e caracteriza os movimentos articulares de abdução e adução.
Plano transversal ou horizontal: Divide o corpo nas partes superior