Anatomia
Conceitos Gerais em Anatomia
Normal: aquilo que é acentuada que interfere com mais frequente, o que é encontrado na grande maioria da população.
Variação anatômica: pequena alteração no aspecto morfológico normal de uma estrutura, que não altere sua função. Pode variar de acordo com a idade, sexo, raça biótipo e evoluções. Ex.: Formato do nariz, olho.
Anomalia: é uma alteração fora do que é considerado normal e que pode interferir com a função. Ex.: lábio leporina, polidactilia.
Monstruosidade: ou anomalia maior, deformação acentuada que interfere com o desenvolvimento do corpo, sendo incompatível com a vida. Ex.: Anencefalia
Divisões do corpo
Crânio
Cabeça
Face
Pescoço Pescoço
Tórax
Tronco Abdome
Pelve
Superior: ombro, braço, antebraço, mão.
Membros
Inferior: quadril, coxa, perna, pé.
Cavidades do Corpo
São espaços, no interior do corpo, que ajudam a proteger, separar e sustentar os órgãos, as duas cavidades principais são: a dorsal e ventral.
Cavidade ventral (anterior): está localizada na face ventral do corpo, e compreende duas subdivisões: a cavidade torácica e abdomino-pélvica. O diafragma é o músculo que divide estas cavidades.
Cavidade torácica: possui três cavidades o mediastino (contem o esôfago, grandes vasos e certos nervos).
Cavidades pleurais: fica em torno dos pulmões.
Cavidade pericárdica: fica em torno do coração.
Cavidade abdomino-pélvica: contém as vísceras abdominais e pélvicas. Cavidade dorsal (posterior): fica localizada perto da superfície dorsal do corpo e possui duas subdivisões : a cavidade craniana e canal vertebral.
Cavidade craniana: é formada pelos ossos do crânio que contém o encéfalo. Cavidade vertebral: é formado pelos ossos da coluna vertebral e contém a medula espinhal, com três camadas de tecido protetor, chamadas de meninges, que revestem a cavidade dorsal do corpo.
Regiões da cavidade abdominal:
Divisão simples em quatro quadrantes:
Esta