anatomia
A importância do layout para as lojas de varejo- Alexandre Ayres
Ou seja, o layout é a arte de organizar o que tem dentro da loja, inclusive as pessoas e incluo entre estas pessoas, os clientes. O layout trata da arquitetura das lojas, para que elas tenham uma personalidade definida e sejam atrativas para os clientes. Trata, também, da arrumação da loja, para que o processo de venda ocorra de uma forma eficiente. E por fim, trata da disposição das mercadorias, para que você possa promover determinados produtos pela sua qualidade, pela sua singularidade e pelo seu preço. Vamos abordar neste texto cada um destes enfoques.
Para começar, aí vai mais uma daquelas estatísticas apavorantes: cerca de 80% dos clientes que deixaram de comprar em uma loja para passar a comprar em outra, estavam satisfeitos com a loja anterior. Mas, se o cliente já estava satisfeito com aquela loja, porque ele a trocou, passando a frequentar outra? Ora, para ficar ainda mais satisfeito, é claro!
Suas providências para melhorar o layout podem começar pela fachada, que é um dos elementos de comunicação visual que causa mais impacto junto aos clientes. O cliente começa a se decidir entre duas lojas pela fachada e, portanto, a sua deve ter cores e materiais que realcem seu conceito e seu posicionamento, ou seja, a imagem que você quer criar. A iluminação é outro segredo, pois além de destacar sua loja pode valorizar ambientes e produtos. E, por fim, as vitrines que devem ser convidativas e estimulantes para induzir o cliente a entrar na loja.
Se sua loja é pequena e você está disposto a atender cada cliente individualmente, um bom layout vai ajudar seus vendedores a converter vendas. Os clientes estão ávidos por uma boa experiência de consumo e existe uma forte interação entre hábitos de consumo e espaço. Ou seja, o espaço é um fator determinante para modificar e formar o comportamento do consumidor e você pode planejar e preparar a sua loja para criar