Tabela
Um circuito elétrico é formado por elementos elétricos arranjados de modo em que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica o percorrer.
Caso seja aplicada uma diferença de potencial (ddp), ou tensão V, sobre um resistor, e se nele circular uma corrente i, o valor da resistência R do resistor será dada por:
R = V/i onde V é medida em voltz, i é medida em ampères, e R será expressa em ohms.
Para um circuito com uma malha, composto de uma fonte de tensão E ligada a resistores ligados em série, a corrente i fornecida percorre todo o circuito.
A resistência única que seja equivalente à combinação em série é:
R = R1 + R2 + R3 +...+Rn
Para um circuito com várias malhas, composto de uma fonte de tensão E ligada a resistores ligados em paralelo, a corrente total i fornecida pela fonte é dada por: i = i1 + i2 + i3 +...+in
A resistência única R que seja equivalente à combinação em paralelo é:
1/R = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 +...+1/Rn
Há ainda o mecanismo de associação mista que possui maneira singular de ser montado e trabalhado, sendo que no experimento em questão foi-se adotada a seguinte configuração: Sendo que os valores de R1, R2, e R3 seguem os valores determinados pela tabela que segue adiante.
Os materiais utilizados para formarem o circuito elétrico trabalhado em laboratório consistem em:
* 01 fonte de tensão 0 - 30 V EMG18134 ou EMG18131.
* 01 multímetro TEK DMM254.
* 01 resistor 47 W 10 W imax = 461 Ma.
* 01 resistor 120 W 10 W imax = 289 mA.
* 01 resistor 220 W 10 W imax = 213 mA.
* 06 cabos curtos para conexão elétrica..
* 03 cabos médios para conexão elétrica.
* 01 par de cabos originais do multímetro.
Tais materiais foram arranjados de modo a se obter correntes e tensões; de um circuito contendo um resistor; de um circuito contendo associações em série, paralelo e mista de resistores. Logo pelos valores calculados através da Lei de Ohm, compará-los com