anatomia
Nas aulas práticas realizadas no laboratório de anatomia foram vistos quatro sistemas que foram: sistema nervoso central, sistema nervoso periférico e cabeça e pescoço e abdome : digestório. Onde foram usadas peças reais e peças de plástico para que se pudesse obter o máximo de aprendizado de acordo com as condições possíveis com o apoio da monitoria.
SISTEMA NERVOSO
Observou-se no laboratório de anatomia que o sistema nervoso é composto de duas divisões: sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Pode – se observar no laboratório de anatomia sulcos e giros do cérebro assim como corpo caloso, III e IV ventrículos, ventrículos laterais, as meninges, cerebelo, algumas artérias que serão citados e mais detalhados abaixo.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)
No laboratório de anatomia de SNC foi visto os componentes macroscópicos que são constituídos pelo encéfalo e pela medula espinal. O encéfalo é constituído pelo cérebro, cerebelo, e tronco encefálico e este último por mesencéfalo ponte e bulbo.
MEDULA ESPINHAL (SNC) .
Observou-se no laboratório de anatomia que a medula espinal é porção mais caudal do (SNC), estendendo-se da base do crânio até a primeira ou segunda vertebras lombares (L1,L2). Contém 31 pares de nervos espinais, constituídas por neurônios sensoriais e neurônios motores que correspondem aos 31 segmentos medulares assim distribuídos: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Encontramos 8 pares de nervos cervicais e apenas 7 vértebras cervicais porque o primeiro par de nervos espinhais sai entre o occipital e C1. Na literatura médica vimos que os neurônios sensoriais conduzem informação da pele, das articulações , dos músculos e das vísceras da periferia para medula espinal. Os neurônios motores somáticos carreiam informações da medula espinal para a periferia incluindo os neurônios que inervam o