contentor inteligente
Resumo do Projecto
(O presente artigo tem como finalidade o desenvolvimento de um projeto capaz de realizar o controlo e gerenciamento automático de um contentor de lixo com uma tampa seccional automática através de sensores de níveis e comandos enviados por mensagem de texto SMS (Short Message Service). Tais sensores, acionarão funções de um microcontrolador. O microcontrolador é ligado diretamente no contentor, executando através dos sensores as funções para o controlo e gerenciamento do mesmo (contentor). O microcontrolador envia comandos a um módulo GSM/GPRS que é utilizado como intermediário para o envio de mensagens SMS à operadora de recolha de resíduos sólidos para que se saiba o estado do contentor.)
Ìndice
Capitulo I - Introdução
O ser humano, ao longo do tempo, desenvolveu a capacidade de criar instrumentos, objectos e técnicas para melhorar sua qualidade de vida e adaptar-se às características do meio natural, permitindo o desfrute de melhores condições.
Seguindo esta conduta e considerando os actuais modelos de desenvolvimento as pessoas chegaram a um consumo exacerbado [1]. Aliando-se ainda a actividade industrial [2], e tendo como consequência a geração de resíduos que transcendem a capacidade de adaptação ao meio ambiente.
A degradação ambiental torna-se tão evidente que a preocupação com o planeta é de cunho mundial, exigindo dos governos, da sociedade científica e da sociedade civil, tomada de posição e o desenvolvimento de acções que venham contribuir para minimizar os problemas e garantir a sustentabilidade do meio ambiente.
Em função do que foi mencionado acima, e olhando para o alvo deste projecto que é a cidade de Luanda, diríamos que esta não se encontra fora desta problemática, visto que se tem verificado um crescente aumento da quantidade de lixo. Segundo estatísticas actuais (1), apresentam o lixo como