Anatomia e Fisiologia da Pele e Introdução à dermatologia
Classificação de Fitzpatrick
Em 1975, um médico americano, o Dr. Thomas B. Fitzpatrick , da Escola de Medicina de Harvard, criou uma classificação para os tipos de pele, que está baseada na cor da pele e na reação a exposição solar.
A classificação é a utilizada atualmente para a programação dos tratamentos a LASER e LUZ PULSADA, onde ela permite a calibração dos equipamentos em níveis de energia seguros para cada tipo de pele.
Dr. Thomas Fitzpatrick sugeriu uma classificação de fototipo, descrevendo suas característica, conforme segue abaixo.
Tipo de pele Descrição
Tipo I Pele muito clara , sempre queima, nunca bronzeia
Tipo II Pele clara, sempre queima e algumas vezes bronzeia
Tipo III Pele menos clara, algumas vezes queima e sempre bronzeia
Tipo IV Pele morena clara raramente queima e sempre bronzeia
Tipo V Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia
Tipo VI Pele negra, nunca queima, sempre bronzeia
Diferenças entre LASER e Luz Intensa Pulsada - Apesar das duas tecnologias serem emissoras de energia luminosa. Elas não são a mesma coisa e possuem indicações específicas de tratamentos, porém, há casos que podem ser tratados tanto por LASER quanto por LIP.
Enquanto o LASER é uma Luz extremamente concentrada, monocromática, colimada e coerente, a Luz Intensa Pulsada (LIP) é uma luz difusa, de espectro largo (faixa de 400 até 700 m), polocromática, não-colimada e não coerente. Portanto, na prática o LASER penetra mais e aquece mais localizadamente.
Cada tipo de LASER trabalha com um determinado de comprimento de onda, quanto maior o comprimento de onda, maior a penetração do LASER nos tecidos.
O comprimento de onda é a variável que é correlacionada para atuar com mais