anatomia e fisiologia da pela
Este trabalho pretende ser um elemento de grande valia, pois ira permite-te compreender a pele do ser humano nos aspectos anatómicos e fisiológicos e assim aprender a importância de certas práticas como o cuidado a ter com a pele.
A pele regista constantemente as sensações tácteis e suporta uma população produtiva e invisível de micro organismo esta adaptado as suas diversas funções com uma versatilidade admirável. Não só se torna mais dura com o uso mais delicado a pele torna-se um órgão de comunicação, por vezes mais eloquente do que as palavras.
2. PELE HUMANA
A pele é o maior órgão do corpo humano que revesti por inteiro. Tem uma superfície entre 1,5 e 2,0 metros quadrados apresentando duas camadas principais a epiderme e a derme1. Existem também as glândulas sebáceas que produzem o sebo par lubrificar o pêlo, as glândulas sudoríparas produtoras do suor que é levado por canal até a superfície da pele, chama-se poro a abertura externa deste canal, a derme possui ainda receptores censórias, estruturas minúsculas que recolhem informações sobre pressão, frio, calor, dor, e tato, situado abaixo da derme, a hipoderme contem células adiposas que armazenam gorduras tal camadas gordurosas tem duas funções: reserva energética e isolante térmica, que evita a perda de calor, por isso animais de ambientes frios tem grossas camadas de tecidos adiposos na pele.
A pele é formada por um tecido composto por células resistentes, é o revestimento exterior do corpo e defende-o dos invasores que provocam doenças.2 Repelindo inúmeros microrganismos ela protege os tecidos interiores do corpo, no entanto a sua barreira exterior não é impenetrável ao permitir que a agua e o calor a permeiem, a pele contribui para a manutenção da temperatura do corpo. A pele é uma fronteira viva, que separa o interior do corpo para o meio externo que esta a sua volta, permanentemente em contacto com o meio que a rodeia, a pele é suficientemente