Anatomia: VISÃO GERAL DO CORPO HUMANO
Organização do Corpo humano
Para o estudo do corpo humano é necessário entender como ele é organizado e como funciona. Para entender o que acontece com o corpo quando ele é ferido, está doente ou submetido a um estresse elevado, é necessário primeiramente ter um entendimento básico de como o corpo é organizado, de como suas diferentes partes normalmente funcionam e das várias condições que afetarão o seu funcionamento para manter a saúde e a vida.
Nesta disciplina será feita uma introdução aos vários sistemas que compõem o corpo humano, além de aprender como estes sistemas, em geral, cooperam entre si, para manter a saúde do corpo como um todo.
Definição de Anatomia e Fisiologia
A anatomia e a fisiologia são as ciências que estudam as estruturas e funções do corpo humano. A anatomia (anatome = cortar em partes) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas. A fisiologia lida com as funções das partes do corpo, isto é, como elas trabalham. A função nunca pode ser separada completamente da estrutura, por isso para estudar o corpo humano devemos tratar a anatomia e a fisiologia em conjunto.
Cada estrutura do corpo está designada a desempenhar uma função específica, e muitas vezes a estrutura de uma parte determina sua função. Por exemplo, os pelos que revestem o nariz filtram o ar que respiramos. Os ossos do crânio estão unidos firmemente para proteger o encéfalo. Os ossos dos dedos, em contraste, estão unidos mais frouxamente para permitir vários tipos de movimento.
Níveis de Organização Estrutural
O corpo humano consiste em vários níveis de organização estrutural que estão associados entre si. O nível químico inclui todas as substâncias químicas necessárias para manter a vida. As substâncias químicas são constituídas de átomos, a menor unidade de matéria, e alguns deles, como o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o cálcio (Ca), o potássio (K) e o sódio (Na) são essenciais