Anatomia vegetal
No segundo estágio já é possível distinguir alguns tecidos como a protoderme e o meristema fundamental. Após este período, o embrião sofre um grande alongamento no sentido longitudinal e por isso sua forma é denominada de torpedo. Já é possível diferenciar cada um dos meristemas primários: protoderme, procâmbio e meristema fundamental. 2º Caracterize os meristemas de indentifique as suas funções no corpo do vegetal.
Meristemas - Os meristemas caracterizam-se pela intensa divisão celular que apresentam , pelo tamanho reduzido de suas células, parede celular primária, geralmente, delgada e proplastídeos (plastídeos não diferenciados). O núcleo pode ser grande em relação ao tamanho da célula, como nos meristemas apicais, ou não, como nos meristemas laterais; o citoplasma pode ser denso, apresentando apenas vacúolos minúsculos (meristemas apicais) ou pode apresentar vacúolos maiores ( meristemas laterais).
• Merisremas primários ou apicais - São formados a partir das células embrionárias. Estão localizados nas gemas apicais e laterais do caule e da raiz, formando os pontos vegetativos. Têm como característica marcante a elevação do comprimento da planta. O meristema apical age no desenvolvimento completo do vegetal, é graças á ele que são formadas todas as partes do vegetal, como raiz, caule, folhas e sementes. Esse desenvolvimento promovido pelo meristema apical é denominado crescimento primário.
•Meristemas Secundários -São formados a partir de células diferenciadas parcialmente. São os tecidos envolvidos no crescimento secundário do vegetal, ou seja,