anatomia vegeta
Introdução
Densidade absoluta ou massa especifica é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade especifica. A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por essa massa. Em geral a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos, e esta por sua vez, são maiores que a dos gases. Portanto para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisa conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.
Fundamentação teórica
As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas descrevem uma transformação química, tal como a interação de uma substância com outra, ou a transformação de uma substância em outra. As propriedades físicas não envolvem qualquer mudança na composição ou identidade da substância, isto é, são propriedades que podem ser observadas e medidas sem modificação de sua composição. As propriedades físicas podem ser classificadas como extensivas ou intensivas. As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.
Objetivo
Determinar a densidade de sólidos irregulares, Fe e Cu.
Materiais e Métodos
Béquer
Balança
Pipeta graduada
Água destilada
Colocamos cada experimento na balança para poder obter a sua massa, em seguida acrescentamos 5 ml de água no béquer junto com o experimento, assim observamos o volume liquido (ml), após obter o volume liquido calculamos o volume sólido (cm³), após conhecermos estes valores calculamos a densidade e por fim o desvio absoluto.
Resultados e Discussão
Observando atentamente podemos notar a que cada experimento pode obter valores