ANATOMIA RENAL
SISTEMA RENAL
SISTEMA RENAL
O ser humano é constituído por dois rins, direito e esquerdo, estão localizados na região dorsal do abdômen, possui um aspecto de feijão e está conectado ao sistema circulatório, também possui dois ureteres para cada rim, uma bexiga e uma uretra.
Observação: O rim direito é levemente mais inferior do que o rim esquerdo, pois na parte superior do rim direito encontra-se o um órgão chamado de fígado. Os rins são protegidos pelas costelas flutuantes.
FUNÇÕES DO RIM:
Eliminação de substancias indesejadas, produzidas pelo metabolismo, formando a urina.
Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico, que são as quantidades de água e sais minerais no corpo, esse equilíbrio resulta na manutenção da corrente sanguínea.
Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo.
Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;
Excreção de substâncias exógenas como, por exemplo, medicações e antibióticos;
Produção de hormônios: eritropoietina (estimula a produção de hemácias), aldosterona (eleva a pressão arterial), cininas e prostaglandinas.
Modificar a forma da vitamina D, que chega ao rim depois de ser convertida em uma forma possível de ser transportada pela corrente sanguínea no Fígado, transformando esta num hormônio cuja função principal é aumentar a absorção de cálcio no intestino e facilitar a formação normal dos ossos.
Anatomia interna dos rins:
É chamado de sistema excretor, pois sua função é filtragem sangue, reabsorção de água, sódio, cloreto, potássio, bicarbonato de sódio, aminoácidos e glicose. E faz a excreção que elimina o excesso de substancias.
A artéria aorta abdominal se ramifica e vai para os rins, formando as artérias renais. As veias cavas também se ramificam e vão para os rins, formando as veias renais.
Pelve renal + veia renal + artéria aorta formam uma estrutura chamada de Hilo Renal. Para realizar suas