Glândulas supra-renais anatomia
As glândulas suprarrenais ficam sobre os rins e produzem hormônios que ajudam a regular as quantidades de açúcar, sal e água no organismo. Também são responsáveis pela constituição e distribuição dos pelos no corpo. A medula das suprarrenais produz hormônios que aumentam o fluxo de sangue para que os músculos, coração e pulmões possam lidar com a excitação ou as ameaças físicas mentais, como o estresse.
Tudo o que agride, sobrecarrega ou perturba uma pessoa pode causar estresse, como exposição ao calor, ao frio e a ventos; barulho; dor; viagens longas e cansativas; poluição ambiental; trânsito caótico; enfermidades; ambientes hostis; intervenção cirúrgica; choque traumático; supressão dos hábitos saudáveis de vida; morte de familiares e amigos, desentendimentos; discussões; e até mesmo toxinas produzidas no interior do organismo por microrganismos, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, etc.
Em geral, as glândulas adrenais (suprarrenais) tornam-se “exauridas” em consequência das constantes exigências que o organismo sofre quando se encontra sobrecarregado e estressado. A exaustão adrenal pode fazer com que uma pessoa se sinta “estressada”, cansada, desvitalizada e fique propensa a alergias; enquanto a excessiva atividade adrenal predispõe à ansiedade, à hipertensão arterial, à depressão, à elevação da quantidade do açúcar ou glicose no sangue (hiperglicemia) e ao aumento da quantidade de colesterol (hipercolesterolemia).Assim a saúde de uma pessoa também depende muito do bom funcionamento de suas glândulas adrenais.
1.1.Anatomia
1.1.1Anatomia das glândulas suprarrenais
As glândulas suprarrenais (adrenais) de cor amarelada em pessoas vivas, estão localizadas entre as faces superomedial dos rins e o diafragma, onde são circundadas por tecido conjuntivo contendo considerável cápsula adiposa. As glândulas suprarrenais são revestidas por fáscia renal, pelas quais estão fixadas aos pilares do diafragma. Embora o nome “suprarrenal” sugira que