Anatomia Humana
1.1 Esqueleto Axial
O esqueleto axial compreende o crânio humano, a caixa torácica e a coluna vertebral.
1.1.2 Crânio
A caixa craniana possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenóide, nasal, lacrimais, malares (ou zigomáticos), maxilar e mandíbula.
Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia – Uma abordagem evolutiva e ecológica. Vol. 2. São Paulo, Ed. Moderna, 1997. A cúpula do crânio ou calvária é a parte superior do crânio, atravessada por três suturas:
Sutura Coronal: entre os ossos frontal e parietais;
Sutura Sagital: entre os dois parietais;
Sutura Lambdóide: entre os parietais e o occipital;
Bregma é a definição para o ponto de encontro entre as suturas coronal e sagital, e entre as suturas sagital e lambdóide é chamada de lambda.
1.1.3 Coluna Vertebral
É uma coluna de vértebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepõem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; é dividida em regiões que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral e coluna cocciana (cóccix).
1.1.4 Caixa Torácica
É formada pela região torácica da coluna vertebral, osso esterno e costelas, que em número são doze de cada lado, sendo as sete primeiras verdadeiras (se inserem diretamente ao esterno), três falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e duas flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).
1.2 Esqueleto Apendicular
O esqueleto apendicular é, basicamente, composto dos ossos dos membros superiores e inferiores.
É dividido em duas partes:
Esqueleto apendicular torácico: escápula, úmero, rádio, ulna, carpo, matacarpo, falange