Anatomia Dos Dentes
Curso técnico de Prótese Dentaria UCP
Aluno: Bruno Schoralick Pinto
Prof. Acyr
17/01/2014
Incisivo superior:
Características morfológicas principais:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
Geometricamente comparada a um trapézio.
Convexa nos sentidos mésio-distal e cervico incisal sendo esta convexidade mais evidente no terço cervical.
Há uma convergência mais acentuada da borda distal do que a mesial para o colo.
Presença de dois sulcos cervico-incisais consequentes da fusão dos três lóbulos de desenvolvimento e linhas no sentido mésiodistal (linhas de imbricação).
Face proximal geometricamente comparada a um triângulo.
Face lingual côncava no terço incisal e médio e convexa no terço cervical.
Elementos dentários Incisivo Central (11 e 21)
Incisivo Lateral (12 e 22)
Tem como característica principal sua forma trapezoidal, cujo o ângulo distal é mais arredondado que o incisivo central superior, quando já existe um grau de desgaste. Os sulcos dessa face não são tão nítidos, porém estão presentes e a convexidade geral da face acentua-se mais do que o incisivo central devido às suas dimensões mais reduzidas. A borda cervical é a mais convexa por apresentar um raio de curvatura menor; a borda incisal é bastante inclinada para cima e para o lado distal, apresentando-se com dois segmentos: um mesial, pouco inclinado e um distal bem mais inclinado.
Face vestibular O incisivo central superior tem uma face que pode ser inscrita em um trapézio de grande lado incisal. É uma face convexa cuja maior convexidade se localiza no terço cervical, determinando o aparecimento de uma bossa vestibular. A partir dessa elevação, a face vestibular tornase mais plana. Nesta face verificam-se, em dentes jovens ou com pouco desgaste, dois sulcos longitudinais que partem da bossa vestibular e atingem a borda incisal, dividindo a face vestibular em três segmentos: um segmento distal, grande; um segmento mesial de tamanho