Anatomia do sistema cardiovascular
HISTÓRICO
O aparelho cardiovascular é a denominação oficial da terminologia anatômica que veio substituir as expressões antigas “aparelho circulatório” ou “sistema circulatório”. A substituição fez-se necessário por que o aparelho designa um conjunto de dois ou mais sistemas e circulatório indica apenas o lugar em que algo se move e que volta ao ponto de partida.
Em 1628 após 9 anos de cuidadosas observações Willian Harvey publicou o primeiro tratado científico sobre a circulação contínua do sangue. Desde aquela época foi acumulada uma grande quantidade de informações sobre a fisiologia e a bioquímica do sistema circulatório. A palavra “circulator” em latim significa charlatão e era usada pelos críticos do anatomista e médico Willian Harvey para negar a importância de sua descoberta.
DEFINIÇÃO
O aparelho cardiovascular é composto pelo sistema circulatório (coração e seus vasos sangüíneos) e pelo sistema linfático que transporta a linfa e fluidos dos tecidos.
O sistema circulatório nutre cada parte do corpo. O líquido que banha os tecidos do corpo é derivado do sangue, a bomba que faz o sangue circular é o coração, os tubos através dos quais o sangue circula são os vasos sangüíneos.
Os sistemas nervoso, endócrino e aparelho cardiovascular são considerados os sistemas integradores do corpo porque envolvem direta ou indiretamente todos os órgãos.
Conduzindo o sangue circulante através de todas as partes do corpo há um sistema de vasos formado pelo coração, artérias, veias e capilares. O coração por sua contração rítmica, impulsiona o sangue através dos vasos a todas as partes do corpo. Os vasos condutores para fora do coração são as artérias. Estas se ramificam muito, tornam-se progressivamente menores e terminam em diminutos vasos denominados arteríolas. A partir destes vasos o sangue é capaz de realizar suas funções de nutrição e de absorção atravessando uma rede de canais microscópicos chamados capilares, cujas paredes são