TRABALHO DE ANATOMIA (SISTEMA CARDIOVASCULAR) cerveja e o coração
Cerveja auxilia o sistema cardiovascular após infarto.
Acredite! A cerveja pode fazer bem para o coração. Um estudo apresentado em Madri, afirma que o consumo moderado de cerveja pode ter função protetora da saúde cardiovascular, favorecendo a reparação das fibroses em corações lesionados por infarto do miocárdio, resultando em um menor tamanho de cicatriz e uma melhora no funcionamento cardíaco em geral.
Alguns estudos anteriores já retrataram os benefícios do consumo moderado de cerveja para o aparelho cardiovascular, porém esta é a primeira pesquisa relacionada ao infarto do miocárdio.
O estudo realizado em agosto de 2012 e dirigido pela diretora do Centro de Investigação Cardiovascular (CSIC-ICC) do Hospital de La Santa Creu i Sant Paul de Barcelona, Dra. Lina Badimón, analisou os efeitos da cerveja em animais por 31 dias.
A experiência submeteu porcos de laboratório a um infarto de miocárdio clinicamente provocado. Posteriormente os animais foram divididos em grupos: os que não consumiram cerveja, os que consumiram cerveja com álcool moderadamente e os que com consumiram cerveja sem álcool. O estudo concluiu que havia uma melhora significativa nas condições dos corações dos animais que consumiram cerveja com e sem álcool em comparação aos do outro grupo.
A pesquisa, publicada na revista Basic Research in Cardiology – referência internacional sobre o tema – concluiu ainda que o consumo moderado de cerveja melhora não só a quantidade, mas também a qualidade das partículas de HDL (colesterol bom), diminuindo assim os efeitos oxidantes sem que exista alteração de massa corporal.
O resultado do estudo foi destaque durante o IV Simpósio Internacional da Cerveja e I Jornada Cerveja e Vida Ativa em Madri, que reuniu cerca de 150 pesquisadores e médicos com o apoio do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha e o Centro de Información Cerveza y Salud (CICS) com o objetivo de apresentar as recentes descobertas dos