Anatomia do dorso
Quando vista lateralmente, apresenta muitas curvaturas:
• A curvatura primária da coluna vertebral é côncava anteriormente, refletindo a forma original do embrião, e está mantida nas regiões torácica e sacral nos adultos;
• As curvaturas secundárias, côncavas posteriormente, formam- se nas regiões cervical e lombar e trazem o centro de gravidade para uma linha vertical, o que permite que o peso do corpo esteja distribuído na coluna vertebral de um modo que se gaste o mínimo de energia muscular para manter um posicionamento bípede ereto.
Como as tensões sobre o dorso aumentam da região cervical para a lombar, são comuns os problemas lombares .
Osteologia
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras organizadas em cinco regiões: 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 1-4 coccígeas. São classificadas em verdadeira ou móveis (cervicais, torácicas e lombares) e falsas ou imóveis (sacrais e coccígeas) .
Vértebras
Uma vértebra típica apresenta um corpo vertebral (segmento anterior) e um arco vertebral (segmento posterior ou arco neural) onde se estendem 7 apófises destinadas à fixação muscular e articulação com o osso adjacente – 1 espinhosa, 2 transversas e 4 articulares .
As vértebras sacrais fundem-se em um único elemento ósseo — o sacro. As vértebras coccígeas têm estrutura rudimentar, variam em número de um a quatro e muitas vezes fundem-se num cóccix único .
O arco e o corpo vertebral limitam o chamado buraco (ou forame) vertebral, sendo que o conjunto de buracos vertebrais constituem o canal vertebral para a proteção da medula espinal. Entre cada par de vértebras surgem dois buracos (ou forames) intervertebrais, um de cada lado, que constituem o