Trabalho de Anatomia - do Dorso
O tema aqui tratado é para que professores e alunos possam entender e perceber como é constituído o DORSO, suas funções, músculos e como determinado exercícios podem auxiliar em traumas ocorridos.
Caso Clinico
Fernando de 34 anos trabalha como vendedor em uma empresa de moveis a três anos, devido ele ficar em pé o dia todo e pegar peso muitas das vezes de um lado apenas, ele desenvolveu uma dor insuportável na região do dorso próximo ao pescoço e nos ombros, somente sente essa dor quando fica muito tempo em pé; quando está sentado em repouso não sente essa dor.
Patologia
Com relação ao caso citado acima a patologia associada é a Cervicalgia, na qual se refere a dor na região do pescoço. Em geral está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma. O paciente com cervicalgia geralmente relata uma melhora quando está em repouso e exacerbação da dor com o movimento.
Com relação aos sintomas a cervicalgia costuma adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior.
Em relação à dor, o paciente pode queixar-se desde uma dor leve local e uma sensação de cansaço, até uma dor mais forte e limitante.
Ossos Envolvidos Vértebras Cervicais C1 a C7 e Escapula
Articulações Envolvidas
Articulação facetária determina a amplitude de movimento entre vértebras
Músculos Envolvidos
Músculo Romboide Maior e Menor, Músculo Trapézio, Músculo levantador de escapula, Músculo redondo maior e menor.
Origem, Inserção e Inervação
Músculo Romboide Maior
Origem: Origem: Vértebras torácicas, processos espinhosos de T1 – T5.
Inserção: Escápula, bordo medial entre a espinha e o ângulo inferior.
Inervação Nervo dorsal da escápula