anatomia do comportamento
O sistema límbico é a área que acrescenta emoção a conduta humana, tanto a positiva quanto negativa. Essa região cerebral tem uma grande influência no comportamento humano, pois filtra interpreta os eventos ambientais externos. Ainda nesse aspecto, o sistema límbico tem sido responsabilizado também pela tarefa e como local de armazenagem de lembranças emocionais, tanto as positivas como as negativas. A área límbica tem uma ligação com a motivação e o impulso, que faz a pessoa ter vontade de seguir adiante, de ir em frente e tomar atitudes.
A emoção está diretamente relacionada com o nosso comportamento. Ela modula os ímpetos e ações pessoais no dia a dia, dependendo da maneira como se perceba a situação e também a relação que se faz desta situação como lembranças de ocasiões passadas semelhantes. Assim, o comportamento humano está vinculado e diretamente ligado às emoções positivas ou negativas processadas no sistema límbico, por isso a estreita correlação entre esta área do cerebro e a maneira de um sujeito comportar-se.
Além dessas funções, essas estruturas cerebrais tem relação com a motivação dos indivíduos. Os gânglios basais fazem parte de uma rede de neurônios que guia as decisões dos indivíduos em relação a agir ou nao em função de estímulos externos ou internos. Essa rede neural é chamada de alça límbica, porque envolve várias áreas do sistema que leva o mesmo nome. As provocações ambientais externas ou internas passam pelo sistema límbico e nele os dados têm um tratamento emocional, isto é, são avaliados em nivel emocional, e estas avaliações, por sua vez, devem passar pelos gânglios basais, que vão provocar ou nao a ativação do córtex pré-frontal. Daí, se o córtex nao recebe a informação, a decisão de ação nao acontece, não é tomada.
Diferente do sistema límbico, onde se processam as emoções, o córtex pre-frontal é que permite que você sinta e expresse as emoções, traduz as atividades do sistema límbico em sentimentos