Anatomia de um acidente
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1 2 ESTUDO DE CASO 2 3 CONSIDERAÇÕES 3 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
1 INTRODUÇÃO
A Psicoprevenção é um ramo da psicologia que tem como objetivo alterar atitudes e modificar condutas inadequadas frente ao perigo. O desconhecimento, mas principalmente a negação do risco aumenta a vulnerabilidade.
Os fatores psicológicos como a negação, onipotência, controle, etc, interferem na percepção do risco, onde a indiferença frente ao perigo leva a perda dos limites, falta de espanto e relativismo de valores que expõe o individuo a acidentes, pois o mesmo como mecanismo de defesa nega os perigos através de fantasias inconscientes e, paralelamente, eliminam-se os riscos que o ameaçam e causa angustia.
Após negar a existência do risco, o individuo tende a pensar que a situação está sob controle, e por isso nada pode lhe acontecer. Dessa forma, a Psicoprevenção busca modificar a atitude frente ao trabalho, e o ponto fundamental é saber como os riscos ocupacionais são percebidos pelos trabalhadores e em seguida comprometer-se a evita-los.
2 ESTUDO DE CASO
O filme “Anatomia de um acidente” relata um acidente de trabalho ocorrido devido a uma sequência de erros, que como na maioria dos acidentes, poderiam ser evitados.
Bern é um mecânico de manutenção com muitos anos de experiências na área, é