Anatomia Consideracoes
1.1. Considerações Gerais:
Anatomia: E a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.
Ramos da Anatomia: Citologia (estudo da célula), Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos) e a Embriologia (estudo do desenvolvimento do indivíduo).
Anatomia Radiológica (que estuda os órgãos, quer no vivente, quer no cadáver, por meio de raios x), Anatomia Antropológica (que se ocupa dos tipos raciais), Anatomia Biotipológica ou Constitucional (que se ocupa dos tipos morfológicos constitucionais), Anatomia Comparativa (que se refere ao estudo comparado dos órgãos de indivíduos de espécies diferentes) e Anatomia de Superfície (estudo dos relevos morfológicos na superfície do corpo do indivíduo).
Especificamente, a ANATOMIA (ANA = EM PARTES, TOMEIN = CORTAR). 1.2. Conceito de Variação e Normal em Anatomia:
a) Variação Anatômica: São diferenças morfológicas e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo.
b) Normal: É um padrão que não inclui a possibilidade das variações. Este padrão corresponde ao que ocorre na maioria dos casos, ao que é mais frequente.
1.3. Anomalia e Monstruosidade:
a) Anomalia: São variações morfológicas que determinam perturbação funcional. Ex.: o indivíduo pode nascer sem um dedo da mão direita.
b) Monstruosidade: Se a anomalia for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida. Ex.: Agenesia (não formação do encéfalo).
1.4. Fatores Gerais de Variação:
a) Idade: É o tempo decorrido ou a duração da vida. Notáveis modificações anatômicas ocorrem nas fases da vida intra e extra-uterina do mamífero. a-1) Fase intra-uterina:
1 - Ovo - quinze primeiros dias.
2 - Embrião - até o fim do segundo mês.
3- Feto - até o nono mês. a-2) Fase extra-uterina: