anato
1) Caracterize anatomicamente uma víscera oca e uma víscera parenquimatosa, citando exemplos.
R: As vísceras ocas são pertencentes ao aparelho digestivo, urinário e reprodutor e contém secreções intestinais ou urina no seu interior. As lesões destas vísceras levam ao vazamento de secreções no interior da cavidade peritonea,
As vísceras parenquimatosas (maciças) são bastante vascularizada, ex: fígado, baço, pâncreas e rins.
2) Descreva, sequencialmente, as camadas básicas que constituem uma víscera oca típica.
R: Camada Externa
Camada Média
Camada Interna
Túnica Mucosa
Tela Submucosa
3) Qual a diferença entre uma túnica serosa e uma túnica adventícia? Qual a importância deste conhecimento para a prática cirúrgica?
R:A diferença é que a túnica adventícia é formada apenas por tecido conjuntivo frouxo, enquanto a serosa possui, além do tecido conjuntivo (fibroso, neste caso), uma camada de células epiteliais.
4) Cite os tipos de tecidos endócrinos, explicando onde cada tipo é encontrado.
R: Primário: é encontrado nas glândulas endócrinas propriamente ditas, isto é, aquelas que possuem como função exclusiva a produção e a liberação de hormônios. São elas a hipófise, epífise, tireóide, paratireóides, e adrenais (chamadas supra-renais em humanos, devido à sua localização sobre os rins, diferentemente dos animais, onde se encontram situadas mais medialmente).
Secundário: é encontrado em órgãos mistos, que combinam funções endócrinas a outras importantes funções associadas. São eles o pâncreas, os ovários, os testículos e a placenta.
Terciário: Encontrado em órgão ou glândulas onde a produção de hormônios é mínima, quando comparada à função total do órgão. São eles o coração, o fígado, o timo, o estômago, os intestinos e os rins
5) Explique a importância do hipotálamo no controle da hipófise. O que é o sistema porta hipofisário?
R: Sistema porta hipofisário é uma rede de capilares venosos