PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Resumo
Autor: Sigmar Malvezzi
Informações retiradas do Currículo Lattes (as informações foram cedidas pelo próprio autor). Segundo as próprias palavras do autor onde cita:
“Meu objeto de pesquisa é a relação Homem-Trabalho como contexto para a compreensão do desempenho, do desenvolvimento profissional e da realização pessoal. Tenho estudado como essa relação foi diferenciada e administrada nas eras industrial e pós-industrial e qual tem sido a contribuição da Psicologia para a o entendimento, prevenção e solução dos graves problemas e questões sobre o engajamento no trabalho.”
Fazendo parte de sua formação, Ph.D. em Organizational Behaviour, pela University of Lancaster, Inglaterra, em 1989. Mestre em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, em 1979. Professor da Fundação Dom Cabral, na área de Organizações e Comportamento Organizacional. Autor de 60 publicações, entre elas artigos em periódicos, capítulos de livros, textos em jornais de grande circulação e em revistas especializadas, trabalhos em anais de congressos e demais produções técnicas nas áreas de Recursos Humanos, Organização, Trabalho, Globalização, Gestão e Psicologia. Malvezzi tem como linha de pesquisa o “Estudo das potencialidades e realização humanas e de seu desenvolvimento no contexto da globalização e da empresa-rede Construção de carreiras e da identidade profissional”.
Atuando ainda nas seguintes aéreas:
Livre Docência na Universidade de São Paulo (2006).
Atualmente professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, professor visitante da Universidade Icesi de Cali, professor visitante - Universidade de Belgrano e professor visitante - Universidade Tecnológica Nacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização, trabalho, recursos humanos, globalização, gestão e psicologia.