anato-escultura
O sistema adesivo é o conjunto de fatores responsáveis pela união do material restaurador com as estruturas dentárias (esmalte e dentina). O procedimento adesivo é dividido em 3 partes:
1) Condicionamento ácido do esmalte e dentina
2) Lavagem e secagem do ácido
3) Aplicação do primer
Temos 5 gerações (3º,4º,5º,6º e 7º). A mais adequada é a 4º geração, que possui condicionamento total do esmalte e dentina.
No esmalte o procedimento é mais fácil, já que não possui água. É feito o condicionamento ácido por volta de 15 segundos. O ácido age removendo a camada superficial do esmalte, dissolvendo a parte inorgânica dos primas do esmalte e criando microporosidades. O esmalte condicionado possui uma energia superficial maior e permite que a resina molhe a superfície. Uma vez que a resina penetre, ela pode ser polimerizada para formas as tags resinosas, que vão produzir a adesão no esmalte. É importante que a superfície condicionada seja lavada para a remoção completa do ácido. O tempo de lavagem deve ser o dobro do tempo que foi feito o condicionamento, no caso do esmalte então, a lavagem seria por 30 segundos.
Já na dentina a água dificulta a adesão, já que o adesivo é um material hidrofóbico. A dentina apresenta muito conteúdo orgânico, fibras colágenas, fluído tubular úmido, baixa energia superficial e presença de smear layer ( resto de matérias restauradores, bactérias e colágeno).O condicionamento ácido vai ser responsável por remover o smear layer, deixando as fibras colágenas expostas, é por tais fibras que o agente resinoso deverá infiltrar. O condicionamento ácido deverá durar 30 segundos na dentina, por ser um local de mais difícil adesão, e sua secagem portanto deverá durar 60 segundos (dobro do tempo).
Eles são indicados para: restaurações estéticas de lesões cariosas, alteração de forma, cor e tamanho dos dentes,