Anamolia e Mostruosidade

1332 palavras 6 páginas
Anomalia e Monstruosidade
O termo anomalia é conceituado como variações morfológicas que, atrapalham a função do indivíduo e causam perturbações funcionais.

Exemplo clássico são pessoas que nascem com dedos a mais ou a menos nas mãos ou pés, denominado polidactilia.

No entanto, o termo monstruosidade é conceituado como uma anomalia acentuada, que causam deformidades profundas do corpo.

Em geral são incompatíveis com a vida. Exemplo clássico é a anencefalia, a não formação do encéfalo.

10 Anomalias mais raras

1 - Síndrome do Homem Lobo (Hipertricose Lanuginosa Congênita)

Frequência: 40-50 Casos documentados em todo mundo desde sua descoberta. A incidência natural (sem contar os casos em famílias) estima-se um caso entre 1 a 10 bilhões de habitantes.

Causa: Desconhecida. Pensa-se que é uma mutação e a maioria é de herança familiar e, muito raramente, a mutação dá-se de forma espontânea.

Descrição: As pessoas que padecem da doença ficam completamente cobertas por um longa lanugem (cabelo) excepto nas palmas das mãos e dos pés. O comprimento do cabelo pode chegar a 25 centímetros. A lanugem é o cabelo fino (como se fosse uma penugem) que aparece nos recém nascidos e que desaparece normalmente depois do primeiro mês do nascimento. As pessoas que padecem desta forma de doença a lanugem persiste e pode crescer durante toda a vida ou desaparecer com os anos

2 - Gêmeo Parasita

Frequência: Ao redor de 100 casos documentados em todo mundo.

Causa: É um exacerbo do caso dos siameses. Dois gêmeos não chegam a se separar completamente quando são zigotos e ficam unidos por alguma zona. Um destes gêmeos cresce enquanto o outro se atrofia ficando no interior do gêmeo são e dependendo completamente dele. Desconhece-se por que os gêmeos não se separam corretamente.

Descrição: Quando o feto hospedador consegue sobreviver ao parto, este fica com um inchaço na zona onde se situe o feto parasita. 80% das vezes encontra-se na região

Relacionados

  • Anatomia
    854 palavras | 4 páginas