Analogias reversas
APOSTILA - CIMENTOS
1. História 2. Empregos e Economia 3 – Definição
Cimento é o nome dado a materiais pulverulentos que, ao serem misturados com água formam uma pasta que pode ser facilmente moldada, endurecendo gradativamente até produzir uma massa compacta e de grande dureza.
4 – Tipos de cimento
A depender do uso, podem ser divididos em três grupos principais: a) cimentos endurecidos ao ar (pela ação do CO2); b) endurecidos em água e c) resistentes a ácidos.
4.1 – Cimentos endurecidos ao ar
Compreendem cimentos de cal aérea, gipsita, e cal magnesiana. Para construções e rebocos emprega-se a cal, artigos estruturais e decorativos o gesso e no papel sulfite a cal magnesiana. A cal é obtida do calcário, do mármore, dolomita (CaCO3, MgCO3), giz e ostras por
2
ação do calor; CaCO3
∆ →
CaO (cal) + H2O e durante seu
endurecimento, reage com a água formando o hidróxido de cálcio que ao absorver o gás carbônico do ar regenera o carbonato de cálcio. O gesso, por sua vez, é obtido a partir da gipsita também por ação do calor; CaSO4.2H2O
∆ →
CaSO4.0,5H20 (gesso) + 1,5H2O
4.2 – Cimentos hidráulicos
São usados na fabricação de concreto reforçado pré-fabricado, partes de concreto estrutural e partes de concretos de edifícios, estruturas de subsolo e de engenharia hidráulica. Neste grupo incluemse a cal hidráulica, cimentos Portland e cimentos compostos de várias misturas (cimentos de alumina, Trass e de escória). A cal hidráulica é obtida calcinando-se calcário com argila.
Em construção, os cimentos são usados em diversos tipos de massas como; a) massa simples (cimento e água); b) argamassa de construção (cimento, água e areia fina); c) concretos (cimento, água, areia fina e cascalho) e d) concreto reforçado (possui vergalhões).
As matérias primas para a fabricação de cimentos são geralmente materiais de ocorrência natural e, por vezes refugos industriais. Entre estes materiais temos:
- gipsita – CaSO4.2H2O
3