Analogia a organização dos bichos
O livro organização dos bichos traz um panorama das organizações, que reflete o comportamento e posturas no ambiente organizacional.
O gerenciamento eficaz tanto dos talentos humanos como da própria estrutura contribui para a sobrevivência em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo e que requer também uma postura compatível com as exigências do mercado.
A Organização dos Bichos, tradicional empresa do mundo animal, está passando por dificuldades após extinguir a empresa filiada João de Barro, de construção e venda de casas de barro, e cria a Chalés Leão, de construção e venda de casas pré-fabricadas de madeira, que como consequência de vários fatores estava à beira da falência, principalmente por uma má administração, visando somente o lucro, esquecendo-se da sobrevivência e satisfação dos clientes. Quanto à organização dos Bichos:
Impactos negativos internos, traz um panorama das organizações, que reflete o comportamento e posturas no ambiente organizacional, hierarquia excessiva, poder centralizados, colaboradores sem motivação. Exemplo:
“A discordância durou até o ponto em que Leão Coração de Ricardo, valendo-se de sua condição superior, impôs, democraticamente, a aprovação por unanimidade.”.
Concluo que, Fica em evidência a relação de "poder" na Organização dos Bichos, onde somente a alta cúpula administrativa impõe suas regras, coagindo seus funcionários a aceitar o que foi imposto, não dando oportunidade de isso A Organização dos Bichos é uma empresa que centralizou o poder ao máximo, buscando lucros altos com baixos custos, não dando importância aos produtos e serviços prestados, as relações humanas, a qualidade, ou seja, uma empresa voltada para dentro, anestesiada pelo sucesso de anos num mercado sem competitividade.·.
Impactos negativos externos
Relacionamento ruim com o ambiente externo – concorrência, sindicatos, mercado, sociedade
Nenhuma preocupação com o meio ambiente
Nenhum