Analogia Texto De 5ª Série - Mesopotâmia - Diego Aragão.
É de bastante relevância o ensino acerca da Mesopotâmia com este livro. A arrumação do livro e a linguagem são compatíveis com a aprendizagem e o mundo intelectual de quem está cursando a 5ª série do ensino fundamental. Os textos são dispostos de forma estratégica com notas de rodapé e glossário; são claros e objetivos, como por exemplo “Foram encontradas milhares de tabuinhas, e selos referentes a contratos de casamento, vendas, listas de víveres, tratados, empréstimos etc.” (COLOCAR AUTOR, DATA, p. 96).
Contudo, em algumas partes o autor pode ser discordado através de outros autores, como é o caso de Jaime Pinsky em: As primeiras civilizações, e também com Ciro Flamarion S.
Cardoso em: Sociedades do Antigo Oriente Próximo. No quesito referente aos boxes, podem ser classificados como forma de texto suplementar e são de bastante valia com textos claros e com reflexões acerca do tema tratado¹ , contudo, não são informadas as fontes. Outro quesito que poderia ser melhorado seria com relação ao mapa da
Mesopotâmia que inexistente no livro.
As atividades são graduadas em questões factuais², questões pensativas³, desafios e também são adicionadas tarefas que podem ser trabalhadas em grupo.
São Pontos discordantes do autor:
1º:
[...] no Oriente Médio, em uma extensa faixa em forma de meia lua, conhecido como
Crescente Fértil.”(COLOCAR AUTOR, DATA, p. 94).
“Por outro lado, a planície não constitui uma zona integralmente fértil. No caso da Suméria, por exemplo, as cidades-Estados constituíram dois grupos principais, separados pelo deserto de Edin: a oeste, as cidades de Nippur, Shuruppak, Uruk, Ur e Eridu; a leste, além do deserto, as de Abad, Zabalam, Umna, Bad-Tibira e Lagash. O terreno cultivável formava. Além do mais, manchas mais ou menos separadas entre si.” (FLAMARION,
2002, p. 33).
2º:
[...] ele passou a controlar todas as atividades. O rei era a autoridade política máxima, o chefe religioso, o líder