analize ergonomica
Maquinas e Equipamentos de Segurança Trabalho apresentado ao Curso de Técnico em Segurança do Trabalho do COLÉGIO CURSO MOVA, como parte dos requisitos da disciplina Seg do trabalho III.
Por:
Professor Orientador:
Nova Iguaçu, RJ
Setembro de 2014
1. Identificação da Empresa
2. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo efetuar a Análise Ergonômica do posto de Trabalho: Cantina do Colégio Curso MOVA, a fim de atender ao recomendado pelo legislador, adequando à realidade da empresa a legislação vigente cumprindo, no mínimo, as exigências conforme estabelecido na Norma Regulamentadora - NR 17 (Ergonomia).
3. Fundamentações Legais - NR 17 - Ergonomia
A Norma regulamentadora 17, que trata da questão da Ergonomia, foi inicialmente regulamentada pela Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, sendo a sua ultima alteração ocorrida pela Portaria SIT n.º 13, de 21 de junho de 2007.
Está norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto e segurança e desempenho eficiente (NR17, item 17.1).
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho (NR17, item 17.1.1). Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
4. Metodologia, Técnicas e Equipamentos
A análise Ergonômica foi elaborada conforme