analista
Outra característica consiste ainda no acompanhamento de crianças afetadas pelo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, que mesmo em processo de tratamento médico ou de outros profissionais não consegue superar suas limitações relacionadas a área escolar (BATISTA, 2008). Entretanto, nos últimos anos, pais e professores vêm empreendendo esforços no sentido de compreender as dificuldades de aprendizagem de seus filhos e estudantes, respectivamente, e que são em geral rotulados como pouco inteligentes ou como preguiçosos, tendo em vista o pouco ou nenhum conhecimento no que se refere ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH.
Os Transtornos de Aprendizagem (TA) em crianças diagnosticadas com TDAH podem ser justificados em virtude do processo de atenção ser muito importante para uma aprendizagem adequada na fase de aquisição e desenvolvimento de linguagem. Dessa forma, crianças que apresentam limitações prematuras para se comunicar acabam apresentando também problemas com os relacionamentos interpessoais correndo o risco de apresentar transtornos específicos de aprendizagem da leitura e da escrita.
O TDAH tem sido indicado como um forte motivo para o aumento do prognóstico escolar para crianças portadoras de TA, muito mais do que a comorbidade relacionada aos transtornos internalizantes, como a depressão. Entre as razões causadoras do mau desempenho escolar, estudos citam a própria disfunção neuropsicológica desse transtorno. Entretanto, a importância da identificação do TA e comorbidades, como o TDAH, está associada com o sucesso de medidas terapêuticas e