Analista
O Gerenciamento da Qualidade do Projeto está totalmente relacionado ao sucesso e à missão do projeto. Por definição, nenhum projeto poderá ser considerado bem-sucedido se o mesmo não tiver tido sua qualidade plenamente atingida. Esta idéia se deve à seguinte constatação: sem qualidade, o escopo do projeto, de alguma forma, não terá seus requisitos atendidos e/ou não estará adequado ao uso pelo cliente.
O que é Qualidade?
O termo “qualidade” é muito familiar à maioria de nós, mesmo antes de uma definição formal ou teórica. Quando pensamos em qualidade de um produto ou serviço, podemos relacionar com diversos conceitos, tais como características, desempenho/rendimento, confiabilidade, poucas falhas, conformidade com as especificações, legislações e normatizações pertinentes, durabilidade, atendimento, percepção de valor, satisfação, atendimento de expectativas dos clientes, etc.
Para exemplificar estes conceitos, comparativamente falando, teremos a idéia de que um produto mais durável que outro similar e de mesma funcionalidade pode ser considerado um produto melhor sob a ótica da qualidade, assim como um veículo com maior desempenho (menor consumo de combustível por km rodado) em relação a outro com desempenho menor pode ser considerado um veículo melhor que o segundo, uma empresa de telefonia móvel com menos tempo de indisponibilidade de sinal (maior confiabilidade) seria melhor que outra com maior tempo indisponível, e assim por diante.
Logo, entendemos que Qualidade pode, inicialmente, ser resumida como sendo a busca permanente por melhores resultados, a partir do melhor desempenho de cada um dos elementos de um processo, devendo estar sempre orientada para o cliente, atendendo às suas necessidades e expectativas. Ressaltamos que este conceito pode ser percebido de forma diferenciada, abrangente e ampla, em função das necessidades, experiências e expectativas de cada um.
Filosofia Organizacional
Sob o