Analista
Para 2011 o conceito Cloud Computing é um dos conceitos em destaque na área de TI. Atualmente muitos profissionais de TI ainda encaram cloud computing como um termo da moda e não deram a atenção devida a ele. Bem, posso dizer que por algum tempo, o conceito realmente foi um modismo, mas a computação em nuvem entrou em outro nível. Neste ano as empresas já enxergam este modelo de infraestrutura como um potencial alavancador de negócios e meio viável para redução de custos. Além disso, muitas empresas já se iniciaram na virtualização, que é uma etapa fundamental antes de se implementar serviços a nuvem. Mas o que é Cloud Computing ou Computação em Nuvem?
Embora pareça ser uma tecnologia recente, ela não é. Esta tecnologia começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, um grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já há cerca de 40 anos, o seu sucesso é mais recente.
A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IBM vêm desenvolvendo várias pesquisas em torno desta tecnologia, conseguindo um crescimento emergente e avassalador. Esta tecnologia, consiste na gestão e oferta de aplicações, dados e informação como um serviço, que é fornecido pela Internet. Este serviço fornece a utilização de memória, armazenamento através de computadores e servidores compartilhados e interligados pela rede.
Este serviço pode ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer hora, sem necessidade de Hardware específico e sem necessidade de armazenamento. Sendo o carro chefe desta tecnologia o acesso rápido e fácil através da Web.
Dentro de todo este contexto, o PC será apenas uma "Caixa Vazia" ligada à internet. Seus únicos dispositivos serão o teclado, mouse, monitor e talvez alguma impressora.
A Divisão – Cloud Computing é dividida em cinco tipos:
• IaaS – Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: quando se utiliza uma