Analises2013
4754 palavras
20 páginas
HEMOGRAMA COMPLETOSANGUE TOTALAutomação Sysmex XE 2100
1. Sinonímia:
Hemograma. Mnemônico: HEM
2. Aplicabilidade:
Bioquímicos e auxiliares de laboratório do setor de hematologia do LAC-HNSC.
3. Aplicação clínica:
Exame laboratorial de rotina para avaliação quantitativa e qualitativa dos elementos figurados do sangue. Sofre alterações significativas tanto nas doenças hematológicas quanto em doenças das mais variadas patogêneses, tendo, por isso, grande valor preditivo e diagnóstico.
É composto pelos seguintes parâmetros: Contagem de eritrócitos, dosagem de hemoglobina, determinação do hematócrito, volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), concentração hemoglobínica corpuscular média (CHCM) e amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW) que compõem o eritrograma; contagem de leucócitos e fórmula leucocitária que compõem o leucograma.
4. Principio do teste:
O hemograma é realizado em equipamentos de automação total (Sysmex XE 2100) com reavaliação microscópica.
O funcionamento e medidas realizadas baseiam-se na citometria de fluxo usando semicondutor laser, foco hidrodinâmico, impedância elétrica, SLS-método de detecção da hemoglobina (absorção espectrofotométrica), rádio freqüência, difusão direta e fluorescência direta.
5. Amostra:
5.1 Preparo do paciente:
Sempre observar as orientações do médico assistente.
Apenas evitar colheitas de material após exercício físico (causa leucocitose) e nas duas horas que sucedem refeições fartas e ricas em gordura. As diferenças nas contagens do repouso à deambulação (aumento de 2 a 5% na hematimetria) e da manhã para a tarde (aumento na contagem de leucócitos), não apresentam significação clínica. Sempre observar as orientações do médico assistente. Vide POP-L4 – Coleta.
5.2 Tipo de amostra:
Sangue total anticoagulado com EDTA K3 ou K2 (pó ou solução) na concentração final de 1,5 a 2,2 mg/ml.
5.3 Colheita:
Observar as precauções