analises clinicas
O sistema cardiovascular funciona para fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sangüíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades metabólicas, para desempenho das funções que devem cumprir, em face das diversas exigências funcionais a que o organismo está sujeito.
O desempenho de sua função depende de algumas propriedades.
Propriedades eletrofisiológicas: são especialmente próprias do tecido excitocondutor do coração e incluem o automatismo, a condutibilidade e a excitabilidade.
O automatismo é a capacidade que tem o coração de gerar seu próprio estímulo elétrico, que promove a contração das células miocárdicas contráteis, o grau do automatismo que determina o ritmo cardíaco, ou a freqüência dos batimentos do coração, a qual varia normalmente de 60 a 100 vezes por minuto.
A condutibilidade diz respeito à capacidade de condução do estímulo elétrico, gerado em um determinado local, ao longo de todo o órgão, para cada uma das suas células.
A excitabilidade refere-se à capacidade que cada célula do coração tem de se excitar em resposta a um estímulo elétrico, mecânico ou químico, gerando um impulso elétrico que pode se conduzir, no caso do tecido excitocondutor, ou gerando uma resposta contrátil, no caso do miocárdio.
Propriedades mecânicas: são a contratilidade e o relaxamento.
O Coração é um músculo estriado que consiste em duas bombas pulsáteis de duas câmaras composta de um átrio e um ventrículo cada. com a função de bombear sangue para os pulmões através das artérias pulmonares, com baixa pressão a partir do ventrículo direito faz a hematose, voltando o sangue rico em oxigênio para o átrio esquerdo, com alta pressão a partir do ventrículo esquerdo para artéria Aorta em busca dos tecidos corporais, depois retorna ao átrio direito com o sangue rico em gás carbônico.
O coração se localiza no mediastino, médio sendo este desviado para frente e para a esquerda. A base se encontra em posição superior, de onde