Analises clinicas
R= São os mais eficazes mecanismos de controle do pH fisiológico. Todo sistema-tampão é formado pela combinação de um ácido fraco em solução com sua base conjugada. ggg 2. Como agem os tampões fisiológicos?
R= Absorvendo bases e ácidos que são adicionados ao sistema, os tampões mantêm o pH dentro de uma estreita faixa, não permitindo variações bruscas.
3. Quais os principais tampões fisiológicos quais suas composições?
R= Tampão bicarbonato/ácido carbônico, bicarbonato no sangue fica em torno de 27 mEq/l, e a concentração do ácido carbônico em torno de 1,35 mEq/l,
R = Hemoglobina,
R= Proteínas plasmáticas.
R = Sistema fosfato (HPO4=/ H2PO4-): Fosfato dibasico e Fosfato monobásico.
4. O metabolismo celular diário produz uma certa quantidade de ácidos, qual a quantidade? e explique se há variações.
R= são produzidas entre 13.000 a 20.000 mMol de CO2, 40 a 60 mMol de ácidos sob a forma de cetoacidos. Sendo que 70% de CO2 são convertidos em H2CO2 acido carbônico.
5. Descreva acido carbônico, o que acido carbônico, como é convertido, por onde é excretado, e por que outros ácidos não podem ser convertidos em gases.
R= é chamado de acido volátil, por que pode ser convertido em gás carbônico pela a formação inversa de sua formação, sendo excretado pelos os pulmões. Os outros ácidos não podem ser convertidos em gases e por isso são chamados de ácidos fixos excretados pela urina.
6. Sobre o PH, responda quais os parâmetros limítrofes e qual o valor ideal para as reações enzimáticas?
R= reações enzimáticas – PH 7.0 (ótimo) Acidose – abaixo de 7.35 Alcalose – acima de 7.45 Essas reações são para manter o PH intracelular
7. Sobre os fenômenos bioquímicos, existem fatores indispensáveis para sua ótima viabilidade, explique.
R= o equilíbrio entre a concentração de ácidos e bases no organismo.
8. Sabemos que os pulmões e os rins são indispensáveis