analise
ATIVIDADE FISÍCA PARA IDOSOS
Tx. DE FREITAS-BA 2014
COLEGIO ESTADUAL DEMOCRÁTICO RUY BARBOSA
BARBARA GONÇALVEZ, RENATA BRITO, ROSÂNGELA SANTOS , SARAH SALOMÃO E WANDERSON SANTANA .
2 A
Atividade física na terceira idade:
Nunca é tarde para começar.
Tx. DE FREITAS-BA 2014
Atividade física na terceira idade
Quando a aposentadoria chega, para muitas pessoas chega também certa preguiça e uma diminuição das atividades que exigem muito esforço. Mas o fato de deixar de trabalhar não deve interferir na rotina de exercícios, não pode ser desculpa para não se exercitar.
Segundo o especialista, atividade física na terceira idade está diretamente associada à qualidade de vida durante este período da vida. Principalmente na prevenção de doenças cardíacas, uma das maiores causas de mortes no mundo. Comportamentos típicos da sociedade moderna como maus hábitos alimentares, estresse e sedentarismo são as principais razões para o desenvolvimento desse problema.
Atividades físicas na terceira idade, além de prevenir problemas cardíacos, contribuem para a melhoria da capacidade funcional dos idosos. Segundo Schimitz, os exercícios físicos ajudam as pessoas idosas a manter a capacidade de lidar com as tarefas simples do dia a dia como varrer a casa ou descer e subir escadas.
A prática regular de atividade física na terceira idade proporciona aumento da força muscular e sensação de bem-estar, manutenção e aumento de flexibilidade, maior coordenação motora e equilíbrio, maior independência, controle do peso e diminuição da ansiedade e depressão.
Existem diversas restrições relacionadas a atividade física na terceira idade mas seus benefícios para a saúde superam estas restrições. Dentre elas estão lesões ortopédicas, arritmias cardíacas, infracto agudo do miocárdio e morte súbita ( complicação extremamente rara).
A profissional de Educação física e