Analise
ANÁLISE DE SETOR NO SEGMENTO DE FOODSERVICE -
UMA ABORDAGEM BASEADA NO MODELO DO DIAMANTE
AUTORES
WILLIAN SEII
SERGI PAULI
INFORMAÇÕES GERAIS
WILLIAN SEII
SERGI PAULI
Administrador de Empresas formado pela FEA USP
Graduando do 6º ano do curso de Administração de Empresas da FEA USP
Rua São Nestor, 56 – Tucuruvi
São Paulo, SP – CEP 02308-205
Rua Elba, 239 Apt. 111 – Ipiranga
São Paulo, Sp – Cep 04285-000
will_seii@hotmail.com sergi@usp.br 8122 6935
6163 7205 ou 9605 8035
ANÁLISE DE SETOR NO SEGMENTO DE FOODSERVICE -
UMA ABORDAGEM BASEADA NO MODELO DO DIAMANTE
RESUMO
Diversas alterações no mercado consumidor de alimentos, como aumento do consumo de refeições fora do domicílio, crescente necessidade de conveniência nos centros urbanos, e valorização de hábitos de culturas estrangeiras, têm impulsionado a identificação de oportunidades de negócios nos diversos nichos que o segmento de FoodService abrange.
Mas tem o Brasil elementos necessários para propiciar um crescimento sustentável para os nichos que compõe este segmento?
Analisando sob a ótica da competitividade do ambiente empresarial, a ferramenta de análise mais interessante para responder a questão é o Modelo do Diamante, desenvolvido por Michael Porter no ano de 1989. Analisados o conjunto de determinantes, como condições de fatores, condições de demanda, estratégia, estrutura e rivalidade das empresas, e indústrias correlatas e de apoio no País, é possível determinar a hipótese primeira de que o Brasil ainda não possui todos estes elementos desenvolvidos, mas é capaz de criá-los e desenvolvê-los.
ARTIGO
1. INTRODUÇÃO
O delineamento e desenvolvimento de estratégias empresariais são uma das mais importantes preocupações para os administradores atingir o caminho do sucesso. Atualmente, as estratégias são complexas e dependentes de