Analise
Pesquisas qualitativas na atenção a saúde: Estudos observacionais
Diferenças...
* Os métodos qualitativos observacionais diferem desses tipos (das ciências naturais) de observação. Uma das diferenças é que, no mundo social aqueles que observamos podem usar a linguagem para descrever, refletir e discutir sobre o que estão fazendo. A linguagem e a compreensão compartilhadas do mundo social tornam a pesquisa qualitativa muito diferente.
Definindo
*Etnografia O estudo das pessoas.
A premissa subjacente é compreender um grupo de pessoas, o pesquisador precisa observar suas vidas diárias, idealmente vivendo com elas. É importante compreender o mundo simbólico no qual as pessoas vivem, vendo coisas da maneira com elas veem e captando os sentidos que elas atribuem às suas experiências. Aprendendo a compreender as linguagens, os conceitos e as praticas do grupo que está sendo estudado.
1- escolher e obter acesso ao comporá g2- Escolha intencional
3-Acesso é negociado
4- Estabelece uma relação com os sujeitos observados
5- É importante considerar as características do pesquisador bem como as do grupo ou do estabelecimento (caracteristica do observador = do grupo observado)
6- Conseguida a aceitação evitar torna-se um nativo
7-O impacto do observador sobre estabelecimento pode ser minimizado pela participação das atividades.
Qualidade nos estudos observacionais
*A qualidade depende, mais do que a maioria dos métodos, da qualidade do pesquisador. Detalhes a respeito de como a pesquisa foi conduzida são fundamentais para avaliar a integridade. Descrever o tempo despendido em campo, a proximidade do pesquisador com a alçao ou o comportamento quão típicos foram os eventos registgrados e se foi realizada alguma tentativa para verificar as observações feitas.
Observação Participante
Indicado para:
Contextos específicos (uma igreja uma escola), eventos sequencias mais longos e complexos do que ações