Analise
Densimetria
Professor: Marcos Prada
Disciplina: Análise Instrumental
PIRACICABA – SP
AGOSTO/2013
Sumário
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
No setor sucroalcooleiro a Densimetria é largamente usada tanto nas fábricas de açúcar como nas de álcool. Essa importância se deve a correlação entre as densidades dos materiais analisados e os percentuais em massa dos sólidos totais dissolvidos e do teor alcoólico respectivamente.
A determinação do teor dos sólidos dissolvidos em solução é de suma importância na indústria sucroalcooleira, não apenas para o cálculo da pureza da matéria prima e demais produtos intermediários da fabricação de açúcar e álcool, mas, também, pelo seu uso nos balanços de massa e divisão de cana para produção de açúcar e álcool, uma vez que o cálculo desta divisão é realizado a partir dos sólidos existentes no caldo destinado às produções de açúcar e de álcool. Essa determinação é conhecida por Brix graças ao pesquisador8 que realizou estudos sobre esse tema.
O Brix (símbolo °Bx), uma escala numérica de índice de refração (o quanto a luz desvia em realação ao desvio provocado por água destilada) de uma solução, comumente utilizada para determinar, de forma indireta, a quantidade de compostos solúveis numa solução de sacarose, utilizada geralmente para suco de fruta. A escala Brix é utilizada na indústria de alimentos para medir a quantidade aproximada de açúcares em sucos de fruta, vinhos e na indústria de açúcar, bem como outras soluções. A escala de brix,foi derivada originalmente da escala de Balling9, Brix mais tarde corrigindo alguns erros de cálculo nas tabelas Balling introduziu as tabelas Brix recalculando a temperatura de referência de 15,5 °C.
A quantidade de compostos solúveis corresponde ao total de todos os compostos dissolvidos em água, começando com açúcar, sal, proteínas, ácidos e etc e os valores de leitura medido