Analise
4. Aspectos Operacionais
Localização: o empresário terá uma visão geral e detalhada da localização do empreendimento, considerando:
- facilidade de acesso, de comunicação e visibilidade;
- volume de tráfego, local para estacionamento, nível de ruído;
- condições de higiene e segurança;
- proximidade de concorrentes e similares;
- facilidade para aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão-de-obra;
- infra-estrutura de serviços - energia elétrica, telefone, gás, água encanada etc.;
- atendimento às possíveis exigências da legislação sobre localização e outros aspectos que poderiam influenciar na operacionalização da empresa.
Processo Operacional - neste aspecto o empresário terá que possuir o conhecimento do funcionamento da empresa, desde a entrada de matéria-prima ou dos insumos até a obtenção dos produtos e serviços finais; engloba, ainda, as questões de tecnologia, layout das instalações e outros aspectos do processo produtivo;
Equipamentos - máquinas, material de consumo e serviços técnicos: o empresário terá uma análise técnica de todos esses recursos, respeitando as situações e as características próprias de cada empreendimento.
5. Aspectos Administrativos
- Estrutura Organizacional: definição dos cargos dentro de um organograma funcional (funcionograma).
- Descrição das funções e atividades de controle: detalhamento das funções, atribuições e atividades de cada cargo dentro da estrutura e relacionando todos os controles necessários ao gerenciamento do negócio.
- Definição da equipe de capital humano (quantitativa e qualitativa): projeção de todo o pessoal que será necessário para dar andamento ao negócio. É importante identificar o número de pessoas necessárias para cada tipo de trabalho e que especialização/qualificação deverão ter. Não pensar apenas no processo operacional, lembrar que é preciso também pensar no processo administrativo/burocrático.
6. Aspectos Jurídicos
- Regime Jurídico da