Analise E Produc O De Textos Respostas
As respostas a seguir são apenas sugestões, que devem ser adaptadas, conforme o seu objetivo e a maturidade da turma.
Capítulo
Prática de leitura de textos orais e escritos
Texto 1: O porco passado a limpo (reportagem)
Atividades pré-textuais:
1. É importante destacar para os alunos, nesta questão, a ambiguidade presente em “porco” e “passar a limpo”: jogo de palavras porco-sujo x limpo; o tema porco repensado, revisto, “passado a limpo”.
2.
a) Positivo = bacon, linguiça, espertos animais Negativo = ruim, nojento, tratar mal
b) Fala-se o tempo todo, nesse texto, da inteligência dos porcos, como em “A lama dos chiqueiros esconderia um animal dotado de inteligência notável [...]”.
2
c) Não, pois o porco é visto como um animal sem inteligência porque convive com a sujeira, com a lama. Explicar aqui que geralmente não se associa o porco a um animal inteligente, mas apenas a sujeira, lentidão, gordura etc.
3. A pergunta do subtítulo já antecipa que há injustiça no modo como os porcos são considerados pelos humanos. É uma pergunta retórica.
4.
a) Título = O porco passado a limpo Subtítulo = A humanidade adora bacon e linguiça, mas deposita tudo o que é de ruim e nojento na reputação dos suínos. Será que esses espertos animais merecem ser tratados tão mal?
b) Essa contraposição é feita pelo jogo de palavras positivas
(bacon, linguiça) e negativas (ruim, nojento), reiterada pelo uso de “mas”.
5. O público leitor deve ser composto de jovens e adultos curiosos sobre assuntos diversos ligados à natureza e à ciência em geral.
Atividades textuais:
1. “Sujo, imundo, grosseiro, torpe, imoral, obsceno, malfeito” (linha 1).
2. Essa listagem reitera a imagem negativa que costumamos ter dos porcos (animais), que será revista na reportagem.
3. Pode ser feito um quadro com as palavras: ele(s), suínos, animal(is), o(s), o bicho, membros do mesmo bando, membros de uma vara, uns aos outros, uma vara de porcos, o grupo, multidão,
seus,