analise e desenvolvimento de sistemas
FELICIDADE INTERNA BRUTA RELACIONADA AO CONSUMO E AO CUIDADO AMBIENTAL DA ESCOLA DE EDUCAÇâO BÁSICA DOGELLO GOSS
Barra do Tigre//Concórdia
2013
Paloma Gubert simara polese
FELICIDADE INTERNA BRUTA RELACIONADA AO CONSUMO E AO CUIDADO AMBIENTAL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOGELLO GOSS
Projeto de Iniciação Científica apresentado à II MOCISC, 11ª FEBRACE, 1ª MILSET Brasil, VII FORO INTERNACIONAL DE CIENCIA E ENGENHARIA CATEGORIA SUPRANIVEL,III MOCISC
Orientador: Profª . Aneci Gerda Gerhardt da Rosa
sumário
33
.
Título do Projeto: felicidade interna bruta da eeb. dogello goss e o cuidado ambiental
1.1 ApresentaçãO DO TEMA
O Ser humano é o único ser vivo que não se adapta ao meio, mas o transforma. Ao mesmo tempo em que recebe apelos para consumir, também precisa saber cuidar e preservar, mas, ele também necessita de cuidados, por isso decidimos relacionar neste projeto: felicidade, consumo e cuidado ambiental.
A origem do FIB (Felicidade Interna Bruta), vem do Butão, um pequeno país localizado no Himalaia, entre a Índia e a China. O FIB é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB). Este termo foi criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuk em 1872, com críticas ao seu PIB que crescia miseravelmente. Com a criação do compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do país. Assim, o cálculo da “riqueza” deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade da vida das pessoas.
Felicidade. Viajamos para procurá-la, casamos esperando segurá-la, fazemos terapia para aumentá-la, e nos estressamos ganhando dinheiro para comprá-la. Mas será que realmente a encontramos?
E, se isso acontece, será que somos capazes de mantê-la? Essas mesmas perguntas – que por milhares de anos têm intrigado