ANALISE E DEMONSTRA ES FINANCEIRAS
1. O que você entende por análise financeira de empresas? Complemente o conceito, descrevendo as principais fases que envolvem um processo de análise de empresas.
R: A análise financeira de uma empresa consiste num exame minucioso dos dados financeiros disponíveis sobre a empresa, bem como das condições endógenas e exógenas que afetam financeiramente a empresa.
As principais fases que envolvem um processo de análise de empresas são:
Coleta: Obtenção das demonstrações contábeis e outras informações, como as relativas ao mercado de atuação da empresa, seus produtos, seu nível tecnológico, seus administradores e seus proprietários, bem como sobre o grupo a que a empresa pertence, entre outras.
Conferência: Consiste em uma pré-análise para verificar se as informações estão completas, se são compreensíveis e se são confiáveis.
Preparação: Fase de reclassificação das demonstrações contábeis para adequá-las aos padrões internos da instituição que vai efetuar a análise. Organização do material de leitura e demais dados disponíveis para análise. Esta fase é o alicerce para a obtenção de uma boa análise.
Processamento: Processamento das informações e emissão dos relatórios no formato interno da instituição. Entre os relatórios emitidos, podemos encontrar o próprio balanço patrimonial, a demonstração do fluxo de caixa, o quadro de evolução do IOG(investimento operacional em giro), comparativamente ao CPL(capital permanente líquido) EBI, EBTIDA, NOPAT, EVA e FREE CASH FLOW, entre outros. Além dos relatórios, há também os indicadores de lucratividade, estrutura e liquidez, por exemplo. Normalmente, esse processo de emissão de relatórios e cálculos de indicadores é feito por meio de processamento eletrônico de dados.
Análise: fase de análise das informações disponíveis, principalmente dos relatórios e indicadores já obtidos, compreendendo a consistência das informações, a observação das tendências apresentadas pelos números e todas as demais conclusões que possam