Analise A letra escarlate
FACULDADE SUMARÉ
DIRETORIA DE LETRA-LÍNGUA INGLESA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LÍNGUA INGLESA
ANÁLISE DO LIVRO “A LETRA ESCARLATE” DE NATHANIEL HAWTHORNE
Trabalho de literatura Norte Americana de analise literário do livro a letras escarlate de Nathaniel Hawthorne apresentado ao instituto de ensino superior faculdade Sumaré
Orientador(a): Professora Doutora Ana Lúcia Novais
SÃO PAULO
2014
Biografia do autor
Nathaniel Hawthorne (1804 – 1864) nasceu em Salém Massachusets, considerado o primeiro grande escritor e um dos maiores contistas dos Estados Unidos. Criado em família de tradição puritana, Hawthorne foi responsável por tornar o puritanismo um dos temas centrais da literatura gótica.
Estudou no Bowdoin college, no Maine.
Trabalhou na alfândega de Boston, momento que relembra dentro da obra, o período que serviu nessa repartição em Salém.
Apresentação da obra e a ambientação
Em 1850, Nathaniel Hawthorne publicou “A letra escarlate”, um dos romances mais populares da literatura norte-americana do século XIX.
Esta é uma obra que foi inserida no cânone literário Ocidental, por fundir em uma mesma obra amores proibidos, questões religiosas e conflitos sociais, em clima de constante tensão.
Ao tratar de um período aparentemente distante Hawthorne contribuiu para a discussão de temas recorrentes na obra. Ele mostra as desventuras de Hester Pryne na cidade de Boston, nos Estados Unidos no século XVII, conhecida também como a Nova Inglaterra, fundada pelos ingleses em 1630. Tornando-se o principal centro cultural da américa Anglo-saxônica.
Ao longo do século XXII, o envolvimento da Inglaterra em guerras pela Europa, tornou-se um dos grandes fatores explicativos de toda liberdade politica e econômica concedida as treze colônias. Entre os conflitos em que a Inglaterra se envolveu, a guerra dos sete anos (1756 – 1763)