Analise vertical e analise horizontal
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SADIA
A Sadia Concórdia S/A é hoje uma das maiores empresas no ramo de aves. A Sadia, para auxiliar suas metas de crescimento, vem investindo em tecnologia da informação para coordenar o gerenciamento integrado de toda sua cadeia decisória de produção de aves por meio do desenvolvimento de um conjunto modulado de softwares especializados, aliado à estratégia de competitividade adotada pela Sadia.
Para que o alinhamento seja possível a Sadia conta com uma organização de trabalho baseada nos diversos módulos do sistema, chamado de PIPA (Planejamento Integrado para Produção de Aves).
Nível Estratégico
Nesse nível trabalha o módulo de Planejamento Global Integrado, responsável por gerenciar todo o fluxo de dados relacionado aos ovos até a incubadora, dos pintos até o criador e dos produtos para os mercados, procurando balanceá-los com a capacidade de recursos instalada. Além disso, permite simular análises de investimentos e ações futuras, como avaliar os efeitos de se abrir um novo frigorífico ou entrar num novo mercado.
Nível Tático
Composto por dois módulos é a ferramenta para se definir as vendas a médio prazo.
Cabe ao Planejamento do Plantel o manejo dos pintos de 1ª e 2a gerações de aves matrizes e sincroniza simultaneamente o ciclo de postura dos avós e dos pais dos frangos de corte, assim como a política de substituição dos mesmos para garantir a qualidade do suprimento.
O módulo de Planejamento das Unidades define o alojamento, abate e calendário de produção da cada um dos sete abatedouros, observando as condições dos lotes e capacidades diárias de abate, a demanda estimada por família de produtos, os preços dos produtos e os custos de alimentação dos pintos, objetivando a maximização da margem da unidade.
Nível Operacional
O módulo Planejamento e Controle dos Lotes acompanha o alojamento atual de cada criador, além