analise textual
Temos dentro da língua as funções da linguagem que são usadas para dar ênfase de acordo com a intenção da pessoa que está produzindo alguma mensagem.
Toda vez que apresentamos uma ideia completa estamos construindo um texto, não importando a quantidade de palavras nele contidas, contanto que a coesão e a coerência sejam respeitadas. A coesão se da por conexões corretamente empregadas que servem para dar sentido a mensagem, formando assim um texto coerente, em que o assunto abordado se mantém intacto.
Uma ferramenta muito utilizada na construção da coerência são as coesões referenciais, pois elas evitam que haja repetições desnecessárias no texto, mas não é só por ter elos coesivos que podemos afirmar que sempre vai ocorrer a coerência.
Existe um fenômeno muito fácil identificado na língua que é a variação linguística, por exemplo: se você colocar uma pessoa do Rio de Janeiro para conversar com uma pessoa do Ceará irá notar que temos uma diferença na maneira de falar e ate em algumas palavras usadas, isso acontece por que mesmo falando a mesma língua, cada região tem seu modo de falar, essa é a chamada variação linguística.
A textualidade ocorre quando um texto é construído de forma correta e o interlocutor baseado em conhecimentos prévios compreende a mensagem que lhe foi passada, ainda temos o hipertexto muito utilizado nos dias de hoje e que exige a participação do leitor no processo da aquisição de conhecimento, pois não faz uso apenas de palavras, mas também de sons, figuras, links; usa uma forma não linear da escrita/leitura.
Vimos na aula 3 repetidas vezes sendo abordado o conceito da