Analise textual anita e garibaldi
Aluna: ANA CRISTINA SANTOS DA SILVA
TURMA: DIM 1
ANÁLISE TEXTUAL
MACAPÁ
2012
1- TÍTULO:
Garibaldi & Manoela: uma história de amor
2- AUTOR:
Josué Guimarães
3- EDITORA:
L&PM
4- NARRADOR: No livro Garib aldi & Manoela: uma história de amor, o narrador participa dos fatos, ora narrando o que se passou ou emitindo opiniões sobre o que está acontecendo.
“Lembro-me como se fosse hoje – disse o homem alto e forte, de cabelos claros e olhos azuis. – Que belo era a Constança – falou, lembrando de um dos barcos onde tinha navegado com um comandante amigo do pai.”
5- ESPAÇO: A história narrada se passa em meio a uma guerra ou revolução ocorrida no Rio Grande do Sul, na cidade de Camaquã, perto da lagoa dos Patos.
...”Garibaldi era, então, um marinheiro da nova República do Piratini e braço direito de Bento. Todos eles estavam na fazenda de Bento, a Estância da Barra, na cidade de Camaquã, perto da lagoa dos Patos.”
6- TEMPO: A história ocorreu em um período de guerra, denominado de guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, que aconteceu entre 1835 a 1845 no Rio Grande do Sul.
“Era bonito ver a alegria das irmãs e sobrinhas, que não viam o general fazia muito tempo, desde o dia em que ele tinha ido para a guerra. E a guerra parecia nunca ter fim.”
7-VEROSSIMILHANÇA:
O livro Garibaldi & Manoela: uma história de amor trata de uma história verídica ocorrida no Rio Grande do Sul entre o italiano Giuseppe Garibaldi e Manoela, sobrinha de Bento Gonçalves.
“Ela lembrava da vida na Estância da Barra, do movimento dos escravos, dos empregados cuidando dos bichos e dos tímidos banhos na lagoa.”
8- OPINIÃO: A história de Garibaldi e Manoela tinha tudo para ser uma bonita historia de amor, no entanto, no intuito de protegê-la de futuros sofrimentos, o tio Bento Gonçalves, acaba condenando-a um sofrimento e solidão eternos, tornando impossível a concretização desse amor. O General Bento Gonçalves tinha