Português
Uma das tendências de maior destaque no painel da prosa contemporânea é o ultrarrealismo ou realismo feroz. Como principais características dessa tendencia podemos ressaltar a violencia como matéria narrativa, a tecnica de3 impacto e o predominio do cenário urbano.
Rubem Fonseca, é considerado o principalrepresentante dessa vertente. Paulo Lins e João Antonio são autores que se filiam a essa tendência.
Regionalismo
Outra tendencia que vem se destacando na prosa contemporânea, embora menos difundida, é a sobrevivência do regionalismo, que se faz presente desde os anos 1930. Quando se mostrava fortemente politizado e com um pendor para a denúncia social.
O baiano João Ubaldo Ribeiro é um de seus representantes.
Romance histórico
Surgido no Romantisomo e cultivado exemplarmente por escritores como José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e Érico Veríssimo que narra, na trilogia O tempo e o vento, a saga da história do Rio Grande do Sul, o romance histórico aproveita episódios de nosso percurso para recriá-los ficcionalmente, embaralhando as fronteiras entre a Literatura e a História e ficção e a verdade.
Tem sido grande o número de autores interessados na recriação imaginária do passado ou que o utilizam como pano de fundo em suas narrativas.
Correntes imigratórias
Trata sobre a tradição, os conflitos e as experiências de imigrantes e seus descendentes, construindo um multifacetado painel de diferentes correntes imigratórias que aportaram no Brasil.
O amazonense Milton Hatoum criou um universo singular, sem parecer exótico ou regionalista, ele conta a história de imigrantes libaneses em Manaus.
Outro representante dessa corrente é Raduan Nassar, que em sua novela, Lavoura arcaica, trata da história de uma família libanesa.
Estilhaços da narrativa tradicional
Seus autores questionam o narrar e sua normas e que se se emprenham na descontração da narrativa tradicional, manejando a intertextualidade, a colagem e a